quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bolo Moka:

Ingredientes:

Para o bolo:
5 ovos;
150g de açúcar;
150g de farinha;
1 colher (chá) de fermento;
50g de amêndoa moída;
90g de manteiga derretida;
Manteiga para untar.

Para o creme:
4 gemas;
1 lata de leite condensado;
1 colher (sopa) de café;
200g de manteiga amolecida;
100g amêndoa laminada torrada.

Modo de preparação:
Coloque num tacho a lata de leite condensado, fechada, cubra-a com água e leve ao forno a cozer durante 2 horas. Vá acrescentando água de forma a que a lata fique sempre coberta. Se utilizar panela de pressão uma hora é suficiente.
Prepare a massa. Deite as gemas e o açúcar num recipiente e bata até obter uma mistura clara e cremosa. Nessa altura, junte a farinha, o fermento e a amêndoa moída. Mexa, adicione a manteiga e misture bem.
Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente no preparado anterior. Deite numa forma untada com manteiga e leve o forno a 200º durante 35min.
Entretanto prepare o creme. Deite as gemas num recipiente, bata ligeiramente e leve o recipiente a banho-maria, sem parar de bater, até obter um creme fofo. Retire a tigela do banho-maria, junte-lhe o leite condensado previamente cozido e o café dissolvido numa colher (sopa) de água e misture bem.
Junte a manteiga em pequenas porções, mexendo sempre até obter um creme liso. Leve ao frio.
Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio e recheio-o com metade do creme. Com a ajuda de um saco pasteleiro cubra o bolo com o restante creme. Decore o bolo com a amêndoa lâminada e grãos de café e sirva.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário